TRANSFORMAÇÃO DIGITAL — AGORA OU NUNCA?
VOCÊ SABIA QUE SOMENTE 3 EM CADA 10 empresas conseguem fazer a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL.
Somente 30% das empresas conseguem efetivamente aplicarem a Transformação Digital nos seus negócios?
Impressionante esse número, não é mesmo.
Esses dados foram levantados pela TEKSystems e é muito triste ver que tantas iniciativas são frustradas e os motivos não são devidos a não disponibilização de recursos financeiros ou humanos.
O que garante uma Transformação Digital na organização está relacionada a alguns princípios, que são:
1. Mudança de Mindset:
É necessária uma mudança completa de mentalidade por parte da alta liderança, onde não é possível pensamentos de ‘comando e controle’, mas sim de autonomia e adaptação para os novos tempos. Colaboração, empoderamento das equipes.
2. Processos Ágeis:
Com o mundo cada vez mais volátil, incerto, inseguro e ambíguo se uma organização é muito rígida em suas cadeias de aprovação fica muito difícil de adaptar aos novos tempos em que nossos concorrentes não são mais de empresas do nosso setor, mas qualquer organização de qualquer setor que consiga ler e entender as dores dos clientes. Isso exige a aplicação da filosofia e metodologias ágeis em torno de toda organização.
Muito mais do que aplicar a famosa sopa de letrinhas ágeis (Kanbam, Scrum, Safe, Agiles Coaches etc) e sim uma filosofia de adaptação constante e mudança com o foco central no cliente e suas dores não atendidas.
Enfim, muitas iniciativas de Transformação Digital falham por achar que é só aplicar tecnologias, porem é necessário uma mudança mais profunda na cultura da organização para conseguir navegar em mares cada vez mais desconhecidos.
— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — —
MAS, O QUE SERIA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL?
Para ficar bem claro o que seria a transformação digital da sua empresa quero fazer uma analogia.
Voltando a onda da Primeira revolução industrial, as fábricas eram dependentes de recursos fixos para ter energia.
Primeiro eram dependentes da energia provinda da água depois da energia a vapor dos motores a carvão.
Essas duas fontes de energia habilitaram o crescimento da produção em massa, porém era fatores muito restritivos na forma como as máquinas funcionavam, visto que as máquinas precisavam ficar próximas ao eixo central do motor principal, o que limitava muito a disposição das máquinas.
Com a chegada da energia elétrica nas fábricas no final do século XIX, tudo mudou.
A energia elétrica eliminou todas as restrições em relação as máquinas, isso habilitou a construção das linhas de produção e não existiam mais restrições.
As fábricas foram construídas durante séculos sempre limitadas e o projeto cheio de restrições, porém com a energia elétrica tudo poderia ser diferente.
Isso fez surgir uma nova onda de utilidades com a energia elétrica, as ‘startups’ na era do início da energia elétrica tinham que evangelizar as industriais tradicionais a se inovar e a assumirem esse novo paradigma que a energia elétrica trouxe.
O progresso da transformação das fábricas a vapor para fábricas a eletricidade demorou, porém, esse novo ecossistema tomou conta.
Hoje em dia os negócios que nascem digital como Amazon e Google são as empresas de energia do passado que reconheceram as possibilidades criadas pelas tecnologias digitais.
E no seu negócio, como você tem tratado esse assunto da Transformação Digital?
Apenas como mais um assunto ou tem sido a prioridade das ações?
Referências
Essa analogia trouxe do livro ‘Transformação Digital — Repensando o seu negócio na era digital”.
Photo by CX Insight on Unsplash